sábado, 19 de mayo de 2012

Tudo que move...


     Escutando a música amor de índio interpretada na voz da M. Gadú, fez com que eu a cantarolasse por dias. Notei que a primeira frase da música: "tudo que move é sagrado"... não saiu dos meus pensamentos, produzindo uma reflexão a respeito do real significado destas palavras. O que move você? O que é sagrado para você? O que te move é sagrado?
    Movimento, todos nós sabemos o que significa. É um ato ou uma ação que desloca, produzindo uma mudança do corpo em diferentes pontos do espaço. E sagrado? Não sei para você, ou para vocês, mas para mim, SAGRADO é algo que qualifica valores primordiais. Em resposta as três perguntas questionadas por uma mente inquietante, após algumas reflexões considero as respostas:  O que move você? O que me move? Não querendo contrariar a letra da música, mas não necessariamente o meu movimento é originado por algo sagrado. Muitas vezes, nos movimentamos porque estamos seguindo um fluxo ou um ciclo em que o movimento é necessário. Eu me levanto todos os dias para trabalhar de manhã porque é preciso, não porque é sagrado, eu tomo banho todos os dias por higiene, não porque é sagrado. Eu escovo os dentes, me penteio (ás vezes) porque são movimentos necessários diários e não tem nada de sagrado. O "TUDO" eu diria que é um grande exagerado!
     Nunca fui muito fã das palavras extremas, como: Nunca; tudo; sempre; jamais; nada... e tantas outras. Sempre gostei da frase: "toda regra tem uma excessão", e tem mesmo. Talvez porque me considere tão diferente de tantos que andam por aí... Mas eu sei que tem muitos iguais a mim.
     Bom... uma das peguntas já foi respondida, o que me move são muitas coisas. Agora vamos para a segunda pergunta: O que é sagrado para você? O que é sagrado para mim? São os meus valores, os meus amores é o que eu acredito ser essencial na vida. E o que te move é sagrado?  Tudo que eu considerar sagrado sempre irá me mover, muitas vezes, involuntariamente. Quantas vezes você já foi aqui ou lá por algo sagrado? Por um sentimento, por uma pessoa ou por algo sagrado e fundamental e essencial para você?
     Eu não conseguiria ficar sem movimento ou não ter vontade de ir além, por algo que eu não considere sagrado! Ou até mesmo não precisa ser sagrado, SAGRADO é tão SAGRADO, que merece ser colocado em um lugarzinho muito especial. Mas não esqueça-o perdido neste lugar muito especial e abandone. Um dia ele pode se sentir sozinho e nem imaginar que você o colocou lá por ser assim, tão especial, e ir embora escondidinho de você e quando você lembrar que ele está lá e voltar para tirar deste lugar ele pode ter ido embora para sempre.
     O que eu quero dizer? Movimente-se, é sempre melhor do que ficar parado, esteja onde estiver!