jueves, 29 de abril de 2010

Marrakesh e Vale de Ourika - MARROCOS


Saimos de León dia 24 sáb as 17:30 rumo a Madrid chegando na estaçao de autobús fomos pegar o metro para o T1 de Barajas...


Chegamos no aeroporto lá pelas 23h e como o nosso voo para Marrakesh era somente domingo as 6:30 da manha tivemos que tirar um soninho por lá mesmo...e vi o quanto um saco de dormir faz falta! haha.


Como o fuso da Espanha para o Marrocos sao 2h saimos as 6:30 da manha e chegamos as 6:30! E já tava o sol bombando, nada mais nada menos que o sol escaldante do continente africano, senti na pele!


O hostel que ficamos era bem bacana até...e a comunicaçao que pensçavamos que seria difícil na cidade pois a língua oficial é árabe e a segunda frances, mas praticamente todos os habitantes falam tb ingles e espanhol, admirável em um país tao pobre a maioria da pop falar tantas linguas. Ficamos em um quarto para 4 pessoas, o único problema era o calorrrr escaldante dentro do quarto pois nao tinha ventilador e muito menos ar condicionado. Deixamos as coisas no hostel e fomos caminhar pela medina...


Nos primeiros passos pela cidade já notamos o quanto a cultura é diferente...em um calor de 40 graus a gente fritando e com pouca roupa vendo todo o pessual nas ruas com aquele monte de roupa e só com os olhinhos de fora dava mais calor ainda só de imaginar de baixo daquele monte de pano, mas isso eu já imaginava, oq eu nao imaginava era a loucura dos vendedores querendo de empurrar TUDO a QUALQUER preço. A gente nem podia olhar para o lado que lá vinham eles perguntando quanto a gente queria pagar, vejam só... sim, isso mesmo quem coloca o preço somos nós! haha. O resultado nao poderia ser outro... muitas pratas pricipalmente e da melhor qualidade e zilhoes de coisas....


E sem contar a bixarada... tu sai pelas ruas e os carinhas claro que veem que vc é turista e vao atrás de ti que nem carrapato faz vc tirar foto com macaco, cobra....diz que é um "regalo" e depois estende a mao querendo dinheiro e nada de Diham que é a moeda deles e que vale 11x menos que o euro eles querem é euro na maozinha deles!


Caminhando pela cidade do nada veio um homem e nos ofereceu para se nosso guia por 2h pela medina e claro a um preço de banana, 2 euros para cada um valia muito a pena. Ele nos levou em vários hotéis ao redor, lojas de tudo que é coisa e depois fomos comer... Caminhamos o dia todo chegamos no hotel podres é claro, tomamos banho e depois saimos para jantar e voltamos para o hostel nao muito tarde pq no outro dia queriamos acordar cedo. Mas eis que no meio da madrugada 4h escutamos como se fosse em nossos ouvidos vozes muitooo mas muito alto. Eu já sabia que eles tinham o custume de rezar virados para meca e tal e umas quantas vzs ao dia, mas nao sabia que eles rezavam tao alto a ponto de acordar todos que nao estivessem fazendo o mesmo.


Segundo dia acordamos cedo tomamos café e saimos a caminhar, cedinho da manha já estava um calor de matar. Caminhamos o dia todo, fomos por muitos lugares da cidade que nem sei o nome um deles eu sei que foi o jardim de menara que era para ser um ponto turístico da cidade, mas na real nao tinha muita coisa a se ver... Voltamos para a Plaza de Jamaa el Fna onde tem a muvuca e a locurada da cidade, caminhamos mais e mais, compramos, e claro que depois de um sol de torra estávamos uns pimentoes de tao vermelhos, tb... amadores que nao levam protetor!


Depois de 2 dias de locurada em Marrakesh, com barulho, gente, motos passando e quase te atropelando, os vendedores na medina te encomodando, resolvemos ir para um lugar mais ou menos uns 130 km da cidade - Vale de Ourika, fomos em uma agencia e fechamos o passeio para o nosso 3 e último dia. Fomo as 9h da manha e voltamos as 18h.


Como já tinham nos avisado de como era o pais e tal e nao usar roupas curtas, nem cogitamos a idéia de levar biquine. Eu já tinha olhado na previsao que estaria uns 33 graus, na verdade estava bem mais. Este vale que fomos tem mais de 7 cascatasm na chegada ao vale um guia nos levou e tb nao sabia que teria que escalar MONTANHAS, sim, acredite, eu escalar! haha. E se fosse pelo menos preparada....a reclamona aki ficou bem mais reclamona. Caminhar 4h subindo e descendo montanhas, pedras e nem um pouco fácil o trajeto e bemmm mas bemmm perigoso diga-se de passagem, com várias quedas d agua com precipicios, qualquer deslizadinha seria fatal, até perguntei ao guia quantos já tinham morrido....ele disse que uns 17, mas acredito que bem mais, ou 17 só no útimo mes, haha! E sem contar que fui de saia, havaianas e segurando uma sacola para completar, mas deu tudo certo! Ah....e claro neh, nao poderiam faltar os brasileiros a van que fomos eram quase todos brazucas de SP e SC.


Estes 3 dias em Marrocos me fez ver como esse mundao é diferente, e nada melhor do que sentir a diferença de custumes. Sem dúvida de todos os lugares que fui foi este o que mais me surpreendeu talvez por isso pela diferença....A maioria dos banheiros o vaso é um buraco no chao, as pessoas acordam no meio da madrugada para rezarem e é colocado como um alto falante para a cidade toda escutar, a cidade nao tem um cheiro muito agradável, o calor mesmo ainda nao sendo verao é sufocante, os vendedores das tendas tentam de empurrar para comprar a todo custo e tudo que vc já ouviu falar de pixinxar, esqueça, lá é absurdooooo, sao eles os pròprios vededores que ficam perguntando compulsivamente quanto vc quer pagar, e se vc fala e ele nao aceita e vc vira as costas ele diz.....ta ta bom, leva! Sao as pessoas na rua te colocando macaco, cobra com uma mao e com a outar te cobrando, sao os temperos e a mistura de sabores da comida maravilhosa e de um gosto único, sao as motos andando no meio das pessoas na medina, é o transito louco sem sinalizaçao, é um país que quer e precisa do Turismo e tem potencial para isto, mas ainda tem muito q aprender.


O aeroporto até as 4h da manha fica fechado tivemos que esperar na rua, o nosso voo era as 7h chegamos em madrid é claro podressss e a vigem de 3 dias parece que foi de 1 semana! haha. Valeu muito a pena, Marrocos ficará guardadinha no meu cora, mas voltar para lá acho que nao hein... hauhua. A nao ser para comprar prata! Próximo destino com certeza será um lugar mais tranquilo...


No hay comentarios:

Publicar un comentario